APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

01 a 07 SETEMBRO

 

1ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO TEATRO & DANÇA DE ITAÚNA

Serão seis espetáculos de teatro adulto e infantil, com atrações para todos os gostos e idades. Os ingressos da Campanha podem ser retirados na bilheteria do Teatro Silvio de Matos, local onde serão realizadas todas as apresentações sempre de quinta a sábado.

QUANDO: 24/08 a 02/09, adultos às 20h e infantis às 17horas

ONDE: Teatro Silvio de Matos – Itaúna – MG

 

CINE HUMBERTO MAURO – MOSTRA TRAVESSIAS

Reforçando a importância e a trajetória da cultura audiovisual de Minas Gerais, o Cine Humberto Mauro recebe a mostra Travessias, focada na diversidade e na invenção características do cinema mineiro. A programação valoriza o trabalho de cineastas que foram e são decisivos para a consolidação da paisagem cinematográfica de Minas Gerais.

QUANDO: 01/09 a 07/09

ONDE: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Belo Horizonte, MG

 

CAPIBLUE – 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DA COZINHA MINEIRA CONTEMPORÂNEA

O Festival promoverá um intercâmbio cultural entre países que possuem patrimônios culturais reconhecidos internacionalmente. Na primeira edição, o país convidado é Curaçao, no Caribe. QUANDO: 01/09 a 03/09

ONDE: Palácio da Liberdade – Belo Horizonte, MG

 

ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG – PROGRAMAÇÃO VOLTADA PARA ACESSIBILIDADE

O mês de setembro no Espaço do Conhecimento UFMG é norteado por importantes campanhas que visam assegurar e ampliar as discussões sobre acessibilidade.

QUANDO: 01/09 a 30/09

ONDE: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade – Belo Horizonte, MG

 

FENAC – 53º FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO

O Festival Nacional da Canção leva boa música e diversão para cidades mineiras. Neste ano o festival vai entregar cerca de R$ 200 mil em prêmios e o troféu Lamartine Babo para ao vencedor. Foram 1.050 inscrições de 22 estado brasileiros.

QUANDO: 01/09 e 02/09

ONDE: Elói Mendes, MG

 

MUSEU INIMÁ DE PAULA | OFICINA DE ASSEMBLAGE

Com objetivo de utilizar de diversos materiais como papéis, tecidos, madeiras e objetos, a oficina busca ultrapassar as limitações da superfície, rompendo com os limites da pintura, desenho e fotografia. Os participantes receberão diversos materiais que deverão ser unidos, por colagem, ou encaixe, expressando seu imaginário.
Serão 25 vagas no total, com participação gratuita e destinada para todas as idades.
Inscrição através do e-mail educativo@museuinimadepaula.org.br (informar nome completo e idade).

QUANDO: 02/09, 14h

ONDE: Museu inimá de Paula – Belo Horizonte, MG

 

AML – SEMPRE UM PAPO: MÁRCIA TIBURI

O Sempre Um Papo recebe a filósofa e escritora Marcia Tiburi em Belo Horizonte para lançar seu mais novo livro, “Com os sapatos aniquilados, Helena avança na neve” (Editora Nós). Depois da conversa, que conta com a mediação do jornalista Afonso Borges, a autora autografa seus livros para o público presente.

QUANDO: 05/09, 19h30

ONDE: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia 1466, Belo Horizonte, MG

 

AML – PALESTRA: MARIA ESTHER MACIEL

Ocupante da cadeira 15 da AML, a escritora – finalista de prêmios literários como Jabuti e São Paulo de Literatura – amplia as reflexões sobre a questão dos animais na literatura e lança luz sobre nossa interação com eles por meio de uma análise abrangente de obras clássicas e contemporâneas.

QUANDO: 05/09, 19h30

ONDE: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia 1466, Belo Horizonte, MG

 

PALÁCIO DA LIBERDADE RETOMA VISITAS EDUCATIVAS APÓS O FIM DAS FÉRIAS ESCOLARES

Desde quando foi aberto ao público, em 2021, o Palácio da Liberdade virou um espaço democrático para todos os públicos. Educadores e estudantes de escolas públicas, principalmente em áreas periféricas da cidade, que nunca haviam pisado em espaços como esse, têm as visitas educativas como uma oportunidade única. Desde 2022, o Educativo do Palácio já atendeu quase 4.000 estudantes.

QUANDO: 05/09

ONDE: Palácio da Liberdade – Belo Horizonte, MG

 

FENAC – 53º FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO

O Festival Nacional da Canção leva boa música e diversão para cidades mineiras. Neste ano o festival vai entregar cerca de R$ 200 mil em prêmios e o troféu Lamartine Babo para ao vencedor. Foram 1.050 inscrições de 22 estado brasileiros.

QUANDO: 07/09 a 09/09

ONDE: Boa Esperança, MG

 

TURNÊ SERTÃO DE MINAS “DE TEMPO SOMOS” – UM SARAU DO GRUPO GALPÃO

“De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” celebra o encontro do teatro com a música, que se tornou marca registrada do grupo em seus 40 anos de história. Reunindo canções,
poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops – além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística.

QUANDO: 07/09, 19h30

ONDE: Praça JK, s/nº – Centro – Unaí, MG

 

TURNÊ SERTÃO DE MINAS “DE TEMPO SOMOS” – UM SARAU DO GRUPO GALPÃO

“De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” celebra o encontro do teatro com a música, que se tornou marca registrada do grupo em seus 40 anos de história. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops – além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística.

QUANDO: