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Estou sem luz

.Comunicar a falta de energia é importante para que a Cemig saiba do seu problema e trabalhe para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.

A falta de energia ocorre, geralmente, devido às seguintes situações:

Desligamento Programado: ocorre para a realização de obras de melhoria e de manutenção na rede elétrica, garantindo maior confiabilidade no fornecimento da energia, mais conforto e segurança para você. Saiba sobre os desligamentos programados de energia na sua região clicando aqui.

Defeito nas suas instalações internas: ocorre quando o problema está nas instalações internas do seu imóvel. Para verificar se é este o motivo da falta de energia, recomenda-se:

  • desligar e logo após religar os disjuntores internos e da caixa de medição. Se nesses testes ocorrer um ruído forte ou cheiro de queimado, o mais indicado é chamar um eletricista particular para o reparo na parte elétrica, antes de acionar a Cemig.

Suspensão por falta de pagamento: se a falta da energia foi devido a suspensão por falta de pagamento, solicite o serviço de Religação.

Desligamento Acidental: é a falta de energia ocasionada por acidentes com a rede elétrica, principalmente, devido a eventos climáticos como chuvas, tempestades, ventos fortes e descargas atmosféricas. O desligamento acidental também pode ocorrer devido a colisão de veículos com postes e ligação clandestina na rede da Cemig.

Para informar a falta de energia basta avisar em um dos canais listados abaixo que uma equipe da Cemig irá se deslocar até o local o mais rápido possível.

Confira os canais de atendimento e como comunicar a falta de energia em cada um:

  • Acesse Cemig Atende Web
  • Faça o login e escolha a opção “Estou sem Luz”.
  • Preencha o campo com o número do seu celular, adicione uma “Observação ou Referência” e clique em ENVIAR.
  • Caso não seja cadastrado no canal, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.
  • Faça login no app e escolha a opção “Estou sem Luz”.
  • Você receberá um aviso de que uma equipe se deslocará até o local para realizar a vistoria.
  • Se quiser continuar com a reclamação, escolha a opção “Sim”.
  • Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

O App está disponível para Android e iOS.

  • Envie uma mensagem para o número (31) 3506-1160.

  • Você receberá uma resposta automática com opções. Digite 4 para a opção “Estou sem luz”.

  • Em seguida, o sistema pedirá o número do CPF do titular (ou CNPJ, para empresas) ou Número do Cliente.

  • Digite os números sem nenhuma pontuação.

  • O sistema retornará pedindo para verificar se o disjuntor da caixa de medição e disjuntores do quadro de distribuição interno (quando existir) estão acionados, desligando-os e acionando-os novamente. Caso tenha feito a verificação, responda digitando 1. Você receberá o protocolo de atendimento e o prazo para solução do problema.
  • Caso não tenha realizado a verificação, digite 2 e o atendimento será encerrado. Sem essa informação não é possível continuar o atendimento.
  • Busque o @cemigbot no app e clique em COMEÇAR.
  • Escolha o comando/cadastro e, em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).
  • Envie a numeração sem pontuações. Depois, escolha o comando /luz.
  • O bot responderá com o seu endereço. Caso esteja correto, responda com SIM.
  • Em nosso site, clique no canal @cemigbot (web) e escolha a primeira opção: “Falta de energia”.
  • Em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).
  • O sistema também pedirá o número da instalação (que consta em sua conta) e pedirá para confirmar o endereço.
  • Siga as instruções para finalizar a solicitação.
  • Ligue gratuitamente para 116.
  • Após ouvir a mensagem automática, digite a opção 2 para notificar falta de luz ou acidentes com a rede elétrica (como fio partido, por exemplo).
  • Envie um torpedo para 29810.
  • O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).
  • Envie a numeração sem pontuações e, após a resposta automática, escolha a opção 1 (Luz). O atendimento responderá com o seu endereço. Caso esteja correto, responda com SIM.