APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Furto de cabos: saiba o que fazer para normalizar sua energia elétrica caso seja vítima deste crime

A prática de furto de cabos da rede interna do cliente é um crime que está aumentando muito na área de concessão da Cemig, principalmente nos grandes centros urbanos. Essa ação criminosa interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia no imóvel do cliente, causando prejuízo e outros transtornos. Para alertar a população como proceder e quais medidas tomar em caso de uma pessoa se deparar com essa situação, a Cemig preparou uma série de informações sobre o assunto.

O cobre é um metal nobre e excelente condutor de energia elétrica. Dessa forma, os criminosos fazem o furto para extrair esse material para revendê-lo. Eles queimam a fiação e extraem o cobre. Mas é importante ressaltar que essa prática, além de ser um crime, é muito perigosa e a pessoa pode sofrer choque elétrico durante o furto, o que pode levar até a morte.

Caso pessoas suspeitas e não autorizadas sejam flagradas entrando ou fazendo intervenções em postes e nas câmaras subterrâneas dos clientes ou da Cemig, a orientação é que a população acione a Polícia Militar pelo telefone 190, além de acionar também a Cemig.

Caso o cliente esteja com falta de energia elétrica, ele deve registrar pedido de visita técnica junto à Cemig, por meio de seus canais de atendimento. Uma equipe da empresa vai ao local e, sendo constatado o furto de fiação em alguma parte da instalação do cliente, a energia da rede da Cemig é desligada para eliminar o risco de acidentes. Esse serviço é chamado de “corte para conserto”. Dessa forma, um eletricista de confiança do morador ou proprietário do imóvel poderá providenciar a reposição dos fios roubados.

Por questões de segurança, o profissional que irá repor os cabos somente deve atuar depois que a Cemig desligar a energia e informar ao cliente.

 

A Cemig oferece acesso aos seus serviços e informações pelos canais de atendimento:  Cemig Atende Web, aplicativo Cemig Atende, disponível para Android e IOS, e o Fale com a Cemig – telefone 116.

É importante esclarecer que após o furto, a instalação interna estará sem energia, mas a rede da Cemig permanece energizada e, por essa razão, e para garantir a segurança de todos, a empresa deve ser comunicada para que proceda a desconexão do padrão de entrada da instalação com a sua rede elétrica. Ou seja, em nenhuma hipótese o cliente ou alguém indicado por ele deve se arriscar e trabalhar no padrão antes da atuação da Cemig.