APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Gatos de Energia

As ligações clandestinas, mais conhecidas como “gatos de luz”, prejudicam toda a sociedade.

Os gatos sobrecarregam a rede elétrica e comprometem a qualidade da energia que entregamos aos mineiros. Essas ligações oferecem riscos à população, uma vez que aumentam a probabilidade de ocorrência de curto-circuito e incêndios.

Preparamos uma lista com dúvidas frequentes para que você entenda os impactos das ligações clandestinas e saiba como denunciar essa prática, que é crime, conforme artigo 155 do Código Penal.

As ligações clandestinas geram prejuízo financeiro para todos nós. Parte desse valor é repassado para a tarifa dos consumidores regulares, de acordo com os limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e para as distribuidoras, a cada processo de revisão tarifária.

Sim. Realizamos inspeções periódicas de rotina para reduzir os impactos dessa prática, garantir a segurança da população e a qualidade da energia. Somente em 2020, até o início de novembro, foram identificadas aproximadamente 86 mil irregularidades em todo o estado de Minas Gerais.

Sim. Os responsáveis por essa prática estão sujeitos a responsabilização penal, já que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal. Nesse caso, o infrator está sujeito a multas e pena de até oito anos de reclusão.

Sim. Você pode denunciar uma ligação clandestina quando souber ou desconfiar da prática. Para isso, acesse o Cemig Atende Web e faça a denúncia por meio da opção “Manifestação do Cliente”.

Caso você ainda não tenha cadastro, basta fazer um com os dados do titular para acessar os serviços disponíveis. É rápido e fácil.

A denúncia é segura e sigilosa. Descreva sobre a irregularidade com detalhes para facilitar a verificação do local.