APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Informar leitura

Em alguns momentos, é possível que você mesmo faça a leitura da sua conta de energia. Isso se chama auto-leitura. Confira como e quando fazer.

O serviço está disponível apenas para instalações ligadas em baixa tensão e permite que o próprio cliente envie a leitura, mas somente quando não é possível que o leiturista realize o serviço.

O procedimento para informar a leitura é o seguinte:

  • Observe a data da próxima leitura, disponível na conta de luz do mês anterior, e realize a leitura entre três e cinco dias antes da data informada.
  • Anote os números registrados no medidor. Nos medidores com ponteiro, se o ponteiro estiver entre dois números, anote o que for menor.
  • Realize e envie a leitura em até três dias antes da data da próxima leitura, pelos canais digitais

Confira abaixo os canais para enviar a auto-leitura.

  • Acesse o site e, após fazer o login, escolha a opção “Informar leitura”.
  • Em seguida, digite a leitura anotada e clique em ENVIAR.

Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

  • Após fazer o login no app, escolha a opção “Informar leitura”.
  • Em seguida, digite a leitura anotada e clique em ENVIAR.

Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

O App está disponível para Android e iOS.

  • Envie uma mensagem para o número (31) 3506-1160.
  • Você receberá uma resposta automática com opções. Digite 1 para a opção “Informar leitura”.
  • Em seguida, o sistema pedirá o número do CPF do titular (ou CNPJ, para empresas) ou Número do Cliente.Digite os números sem nenhuma pontuação.
  • O sistema responderá pedindo para confirmar seu endereço. Caso esteja correto, responda SIM.
  • Após a resposta do sistema, digite a leitura anotada e envie.
  • Busque o @cemigbot no app e clique em COMEÇAR.
  • Escolha o comando/cadastro e em seguida digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).
  • Envie a numeração sem pontuações. Depois, escolha o comando/leitura.
  • O bot responderá com seu endereço e pedindo a leitura. Caso o endereço esteja correto, digite a leitura anotada e envie.
  • Em nosso site, clique no canal @cemigbot (web) disponível em todas as páginas.
  • Escolha a terceira opção: “Informar Leitura”.
  • Em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).
  • O sistema também pedirá o número da instalação (que consta em sua conta) e pedirá para confirmar o endereço. Siga as instruções para finalizar a solicitação.

Atenção: caso o cliente não envie a autoleitura, e o trabalho do leiturista não seja possível por algum motivo, a conta será calculada por estimativa de consumo com base na média registrada nos últimos 12 meses.

  • No atendimento automático, escolha a opção 6 para informar leitura.
  • O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numeração sem pontuações.
  • Em seguida, quando o atendimento pedir, responda com a leitura anotada.
  • Envie um torpedo para 29810.
  • O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).
  • Envie a numeração sem pontuações e, após a resposta automática, escolha a opção 2 (Leitura).
  • Após a resposta, digite a leitura anotada e envie.

Para saber como está sendo feito o procedimento de leitura durante a pandemia, assista ao vídeo abaixo.