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Ligação nova e aumento de carga

.Ligação Nova é a primeira conexão de energia elétrica da Cemig a uma nova unidade consumidora, seja ela residencial, comercial ou industrial. Já o Aumento de Carga é quando a especificação do atual Padrão de Entrada não atende a demanda/carga a ser ligada na unidade consumidora

Para utilizar a energia fornecida pela Cemig, é preciso estar conectado à nossa rede. Toda nova unidade consumidora deve solicitar uma ligação nova. Esse pedido pode ser facilmente realizado por aqui, mas é importante saber algumas coisas antes de começar.

 

A ligação da unidade consumidora poderá ser do tipo MONO, BI ou TRIFÁSICA. Isso dependerá da Declaração Descritiva de Carga Instalada, que é o documento contendo as informações sobre a quantidade e potência dos equipamentos elétricos existentes no imóvel.

• Ligação MONOFÁSICA: mais utilizada na maioria das residências e pequenos comércios que possuem poucos equipamentos elétricos. A rede dispõe de dois condutores (um fase e um neutro), possui tensão de 127V ou 220V e com consumo dos equipamentos elétricos de no máximo 8.000W
• Ligação BIFÁSICA: geralmente utilizada em residências e comércios que possuem maior quantidade de equipamentos elétricos. A rede dispõe de três condutores (dois fases e um neutro), possui tensão de 127V/220V ou 220V/380V e com consumo dos equipamentos elétricos de no máximo 25.000W
• Ligação TRIFÁSICA: mais utilizada em indústrias e comércios com alta demanda de energia. A rede dispõe de quatro condutores (três fases e um neutro), possui tensão de 127V/220V ou 220V/380V e com consumo dos equipamentos elétricos de no máximo 75.000W

Antes de realizar a solicitação é necessário ter construído o Padrão de Entrada de Energia conforme as normas técnicas da Cemig (ND-5.1 e ND-5.2), atentando-se para que ele esteja em local de livre acesso para as equipes da Cemig, como no limite entre o imóvel e a via pública e a até 30 metros da rede Cemig.

Importante: a Cemig irá enviar uma equipe para realizar a vistoria do padrão assim que a solicitação for efetivada. Caso haja algum descumprimento das normas técnicas, você receberá uma correspondência informando qual(is) irregularidade(s) encontrada(s) e terá um prazo de 30 dias para regularização. Essa primeira vistoria não gera nenhuma cobrança de valores.

Atendidos os critérios técnicos, é hora de efetivar a solicitação, que é bem simples!

Para realizar o pedido basta apresentar os documentos pessoais do titular da nova unidade consumidora e do imóvel.

DOCUMENTOS PESSOAIS

  • Pessoa Física:
    – CPF, identidade (RG) ou outro documento oficial com foto (apresentar os documentos). – Para indígenas, basta o RANI, que é o Registro Administrativo de Nascimento Indígena;
    – Se o solicitante não for o titular da unidade consumidora, será preciso uma procuração;
    – Cadastro de benefícios sociais, se houver.
  • Pessoa Jurídica:
    – Documentos relativos à constituição da empresa, como o contrato social, requerimento de empresário ou o CCMEI;
    – Registro da empresa na junta comercial;
    – Documentos dos seus representantes legais, que são os mesmos exigidos para uma ligação nova de pessoa física.
    – Se o solicitante não for o representante legal da unidade consumidora, será preciso uma procuração;

Se, por ventura, o novo titular, pessoa física ou jurídica, possuir algum débito com a Cemig, será necessário fazer a quitação antes de solicitar o pedido de Ligação Nova.

DOCUMENTOS DO IMÓVEL

Informe o endereço completo da unidade consumidora. É importante informar o endereço conforme consta em documento do poder público local para comprovar a localização regular do imóvel e ainda facilitar a localização da unidade consumidora pelas equipes da Cemig.

Exemplo de documento do imóvel que deve ser apresentado. Podendo ser qualquer um desses:

– Certidão de Número, habite-se ou declaração semelhante emitida emitido pela Prefeitura Municipal, constando os números de lote e quadra e bairro;
– IPTU;
– Registro de Imóvel;
– Escritura Pública.

Observação: Em cumprimento à Lei municipal nº 14.067 de 28/07/20, de Juiz de Fora, o documento de comprovação da localização regular do imóvel não precisa ser apresentado, somente para o município de Juiz de Fora.

Ao apresentar os documentos, é importante informar seu número de telefone celular e e-mail. Assim, ficará mais fácil para as equipes da Cemig fazerem contato com você sobre o andamento do serviço.

Após a solicitação, o prazo para realizar a Ligação Nova é de:

  • Área Urbana: até 5 dias úteis, sendo até 3 dias para vistoria e até 2 para ligação da energia
  • Área Rural: até 10 dias úteis, sendo até 5 dias para vitória e até 5 para ligação da energia

Importante saber que caso o padrão esteja fora do limite de distância da rede, mencionado acima, poderá ser necessário realizar uma obra de Extensão de Rede, o que pode acarretar em um tempo maior para sua energia ser ligada. Com isso, o pedido de ligação nova será efetivado após a conclusão da obra.

O serviço de Ligação Nova pode ser solicitado em nossos canais de atendimento:

Cemig Atende Web
Vídeo Atendimento Agendado
Postos de Atendimento Presencial

Para execução do serviço de Ligação Nova não há cobrança de valores ou taxas.

Pode ocorrer cobrança na primeira fatura de energia após a ligação, caso haja necessidade de realizar mais de uma vistoria. Consulte aqui os valores e tarifas.

LIGAÇÃO NOVA PARA DEMANDAS ESPECÍFICAS

É a ligação nova ou aumento de carga para as seguintes situações:

– Padrão trifásico individual acima de 75 kW
– Agrupamento com mais de 3 caixas de medição
– Agrupamentos com unidade consumidora bifásica com proteção superior a 60 A
– Agrupamento com unidade consumidora trifásica com proteção trifásica acima de 60 A
– Agrupamento com mais de uma unidade consumidora trifásica

Para qualquer desses casos, é necessário solicitar antecipadamente análise da carga/rede.

A análise antecipada deverá ser solicitada, por um Responsável Técnico com registro em situação regular no CREA, a ser contratado por livre escolha do interessado, diretamente no Sistema APR WEB – Aprovação de Projeto Elétrico e Análise de Carga na Rede via Web.

Após a análise executada pelas equipes da Cemig e de posse na Nota de Serviço – NS que liberou a carga, deve dar prosseguimento à solicitação de LIGAÇÃO NOVA.

É a ligação de um padrão em área rural com transformador exclusivo ou compartilhado (monofásico ou trifásico).

Para solicitar esse tipo de ligação, é necessário preencher o formulário LIGAÇÃO NOVA EM ÁREA RURAL. É importante informar, em campo específico do formulário, as coordenadas de localização da propriedade que receberá a energia da Cemig. Mesmo que essa informação não seja obrigatória para a solicitação do serviço, é de extrema importância para agilizar o atendimento.

Após o preenchimento do formulário e obtenção dos documentos necessários, basta realizar a solicitação no Cemig Atende Web, procurando pelo serviço ANÁLISE PARA LIGAÇÃO NOVA RURAL.

Para solicitar ligação nova ou aumento de carga de edificações individuais ou compartilhadas, urbanas ou rurais, residenciais, comerciais ou industriais, com carga instalada individual superior a 75 kW, a partir de redes de distribuição aéreas ou subterrâneas com tensões nominais de 13,8kV, 22kV e 34,5kV, o interessado deverá apresentar à Cemig o projeto elétrico juntamente com uma cópia da ART de projeto, conforme especificado na Norma Técnica ND-5.3. Após a aprovação do projeto da subestação o cliente deverá solicitar à Cemig a análise da rede de distribuição através do telefone 0800-727-7520.

Para unidade consumidora atendida em Média Tensão e com faturamento em Baixa Tensão, o interessado deverá formalizar o seu pedido através do Termo de Opção pelo Faturamento Monômio.

O contato inicial deverá ser realizado através do telefone 0800 727 7520.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES – OUTROS DOCUMENTOS

Excepcionalmente para as situações listadas a seguir, é necessário solicitar antecipadamente a análise da carga/rede, através da apresentação do FORMULÁRIO – PADRÃO INDIVIDUAL OU EM AGRUPAMENTO SEM PROTEÇÃO GERAL

– Ligação Nova ou Aumento de Carga de unidade consumidora individual urbana e bifásica, com disjuntor bipolar acima de 60A e carga instalada até 75 kW;
– Ligação Nova ou Aumento de Carga de unidade de unidade consumidora individual urbana e trifásica, com carga instalada até 75 kW;
– Aumento de carga para unidade consumidora individual rural, com carga instalada até 75 kW;
– Ligação Nova ou Aumento de Carga em agrupamento com até 3 caixas de medição que possua somente uma unidade trifásica, desde que as proteções dos disjuntores bipolares e do tripolar sejam de no máximo 60A.

Necessário para edificações de uso coletivo com mais de 30 caixas de medição a ser apresentado no sistema APR-WEB – PADRÃO EM AGRUPAMENTO COM PROTEÇÃO GERAL e ANEXO I

A unidade consumidora individual, trifásica, com carga instalada superior a 75kW (disjuntor superior a tripolar de 200A) deve se atendida em Média Tensão, exceto quando o interessado optar pelo atendimento em baixa tensão, conforme Resolução Aneel 414/2010 e Norma Técnica ND-5.1. Neste caso, o interessado deverá formalizar o pedido por meio do formulário TERMO DE OPÇÃO DE ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO.

Necessário apresentar um dos documentos a seguir:

– Certidão de Número, Habite-se ou Declaração/Documento semelhante emitido pela Prefeitura Municipal, constando nome do logradouro, número predial e bairro.

Os documentos abaixo podem ser aceitos desde que contenham o endereço completo do local onde está sendo solicitada a ligação nova:

– Alvará de Construção;
– Alvará de Licença de Localização;
– Escritura Pública;
– Planta de Arquitetura aprovada pela Prefeitura;
– Registro de Imóvel;
– IPTU.

Necessário apresentar um dos documentos a seguir:

– Solicitação ou anuência expressa do poder público competente municipal;
– Documentação comprobatória de caracterização da regularização fundiária como sendo de interesse social, incluindo legislação específica, conforme o caso;
– Licença ambiental, quando legalmente exigível;
– Os locais devem oferecer segurança à prestação do serviço público de energia elétrica, cabendo ao poder público municipal, quando necessário à eletrificação, a realização prévia de obras de infraestrutura urbana, tais como definição dos limites físicos e abertura da via pública, delimitação de passeios e instalação de meio-fio;
– O responsável pela regularização fundiária de interesse social deve solicitar, formalmente, à Cemig, o atendimento, com no mínimo 01 (um) ano de antecedência, nos termos do parágrafo 5° do artigo 47 da Resolução ANEEL 414/2010.

Para áreas restritas à ocupação, tais como servidão de linhas de transmissão de energia elétrica, faixas de domínio de rodovias, ferrovias e dutos será necessário apresentar:

– Autorização prévia do Órgão detentor da faixa de domínio ou servidão.