APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Conexão Nova (ligação nova) e Aumento de Carga

Conexão Nova (ligação nova) é a primeira conexão de energia elétrica da Cemig a uma nova unidade consumidora, seja ela residencial, comercial ou industrial. Já o Aumento de Carga é quando a especificação do atual Padrão de Entrada não atende a demanda/carga a ser ligada na unidade consumidora

Confira as dicas do Cemig Atende para solicitar uma Conexão Nova (ligação nova)

Para utilizar a energia fornecida pela Cemig, é preciso estar conectado à nossa rede. Toda nova unidade consumidora deve solicitar uma Conexão Nova (ligação nova). Esse pedido pode ser facilmente realizado por aqui, mas é importante saber algumas coisas antes de começar.

 

A ligação da unidade consumidora poderá ser do tipo MONOFÁSICA, BIFÁSICA ou TRIFÁSICA.

• Ligação MONOFÁSICA – Disjuntor monopolar até 70A: mais utilizada na maioria das residências e pequenos comércios que possuem poucos equipamentos elétricos. A rede dispõe de dois condutores (um fase e um neutro), possui tensão de 127V ou 120V. É obrigatório apresentar a Declaração Descritiva de Carga Instalada.

• Ligação BIFÁSICA – Disjuntor bipolar até 63A: geralmente utilizada em residências e comércios que possuem maior quantidade de equipamentos elétricos. A rede dispõe de três condutores (dois fases e um neutro), possui tensão de 127/220V ou 120/240V. É obrigatório apresentar a Declaração Descritiva de Carga Instalada.

• Ligação TRIFÁSICA: mais utilizada em indústrias e comércios com alta demanda de energia. A rede dispõe de quatro condutores (três fases e um neutro), possui tensão de 127/220V. Será necessário elaboração do orçamento de conexão de acordo com as (SOLICITAÇÕES ESPECÍFICAS).

Observação: A Declaração Descritiva de Carga ou Formulário para Elaboração do Orçamento de Conexão é um documento que contém as informações sobre a quantidade e potência dos equipamentos elétricos existentes no imóvel, considerados os critérios das Normas de Distribuição.

Para conexão com geração distribuída clique aqui.

Antes de realizar a solicitação é necessário ter construído o Padrão de Entrada de Energia conforme as normas técnicas da Cemig, atentando-se para que ele esteja em local de livre acesso para as equipes da Cemig, como no limite entre o imóvel e a via pública e a até 30 metros da rede Cemig.

Importante: a Cemig irá enviar uma equipe para realizar a vistoria do padrão assim que a solicitação for efetivada. Caso haja algum descumprimento das normas técnicas, você receberá uma correspondência informando qual(is) irregularidade(s) encontrada(s) e terá um prazo de 30 dias para regularização. Essa primeira vistoria não gera nenhuma cobrança de valores.

Atendidos os critérios técnicos, é hora de efetivar a solicitação, que é bem simples!