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Ligação nova e aumento de carga

A ligação deve ser solicitada, preferencialmente, por um profissional capacitado, a ser contrato por livre escolha do interessado

Para utilizar a energia fornecida pela Cemig, é preciso estar conectado à nossa rede. Toda nova unidade consumidora deve solicitar uma ligação nova. Esse pedido pode ser facilmente realizado por aqui, mas é importante saber algumas coisas antes de começar.

Em primeiro lugar, é preciso entender que este serviço é voltado para ligações urbanas sem proteção geral e de baixa tensão, como a maior parte das residências e comércios de pequeno porte. Para clientes com demandas maiores ou diferenciadas, busque mais informações no Cemig Atende Web.

Além disso, qualquer tipo de débito pendente em nome do novo titular ou na unidade consumidora em que será feita a nova ligação precisa ser quitado antes do pedido, para evitar a reprovação da solicitação.

Outro fator que pode causar reprovação da ligação nova é o descumprimento das normas do padrão. Por isso é importante checar:

  • a altura das caixas, que idealmente é de 1,5m com tolerância máxima de 10cm mais alta ou mais baixa;
  • se os disjuntores estão presentes, corretamente instalados e adequados às normas elétricas;
  • se a caixa de medição está devidamente identificada;
  • se o padrão está no local adequado e sua construção finalizada.

Além disso, é relativamente comum que ligações novas deixem de acontecer porque não existe rede de distribuição no local. Se for esse o caso, basta entrar em contato com a Cemig pelo 116 para saber o que pode ser feito.

Em alguns casos, o solicitante pode, opcionalmente, realizar a vistoria digital, enviando fotos do padrão para um número de WhatsApp que é informado no ato do contato.

Por fim, também acontece de a nova ligação não ser feita porque as equipes da Cemig não encontraram o endereço informado. Tome o cuidado de passar as coordenadas certas e certifique-se de que, com elas, será possível encontrar o local facilmente.

Confira a documentação comprobatória que será exigida para a solicitação de ligação nova:

  • CPF, identidade (RG) ou outro documento oficial com foto (apresentar os documentos). Para indígenas, basta o RANI, que é o Registro Administrativo de Nascimento Indígena; 
  • se o solicitante não for o titular da unidade consumidora, será preciso uma procuração;
  • cadastro de benefícios sociais, se houver.
  • Documentos relativos à constituição da empresa, como o contrato social, requerimento de empresário ou o CCMEI;
  • Registro da empresa na junta comercial; 
  • Documentos dos seus representantes legais, que são os mesmos exigidos para uma ligação nova de pessoa física.

Para ambos os casos, também é preciso encaminhar para a Cemig um documento do imóvel, que pode ser qualquer um desses:

  • Certidão de Número, habite-se ou declaração semelhante emitida emitido pela Prefeitura Municipal, constando os números de lote e quadra e bairro;
  • IPTU; 
  • registro de imóvel; 
  • escritura pública.

Além disso, também pode ser necessário enviar um documento que comprove a atividade desenvolvida na unidade consumidora, nos casos de atividades rurais, serviço público de água, esgoto, saneamento ou tração elétrica. Confira mais no Cemig Atende Web.

Após a ligação do padrão de energia elétrica, o contrato de adesão definitivo será encaminhado para o endereço de correspondência da unidade consumidora ou e-mail do cliente até a data de apresentação da primeira fatura.

Confira os canais para realizar a solicitação do serviço.

  • Acesse Cemig Atende Web
  • Faça o login e escolha a opção “Ligação Nova”.
  • Leia atentamente as instruções, aceite o Termo de Adesão ao serviços e clique no botão Continuar.
  • Preencha o formulário, anexe os documentos solicitados e clique em ENVIAR.

Caso não seja cadastrado no canal, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

  • Pelo Facebook ou pelo Twitter, entre em contato pelo modo privado com nossos atendentes.
  • Todas as orientações para que possa seguir com a solicitação serão dadas durante o atendimento.