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Serviços por canal de atendimento

Conheça os canais de atendimento da Cemig e os serviços disponíveis em cada um.

Pensando na proteção e comodidade dos clientes, os nossos serviços estão disponíveis nos canais digitais de atendimento. Confira abaixo o passo a passo para acessá-los.

Canais digitais de atendimento:

  • Cemig Atende Web
  • App Cemig Atende – disponível para Android e iOS.
  • WhatsApp(31) 3506-1160
  • Telegram: @cemigbot
  • Central de atendimento 116: prioridade para emergências (alguns serviços continuam disponíveis no atendimento eletrônico).
  • Agendamento para atendimento presencial ou vídeo atendimento: solicite pelo link

Confira na lista abaixo como acessar os principais serviços nos canais de atendimento:

Primeiramente, observe se o disjuntor da caixa de medição e disjuntores do quadro de distribuição interno (quando existir) estão acionados. Desligue e acione-os novamente. Se durante esses testes o disjuntor desarmar com forte ruído ou cheiro de “queimado”, entre em contato com um eletricista particular para realização de reparo nas instalações.

Caso a energia tenha sido suspensa por falta de pagamento, verifique o serviço “Religação” (opção 6, nesta página).

Caso o problema não seja nas instalações, e nem a energia tenha sido suspensa para a realização de reparos no padrão, você pode avisar sobre a falta de luz. Um protocolo será gerado, e uma equipe se deslocará até o local o mais rápido possível para verificar.

Atenção: durante o atendimento, se for constatado algum dos problemas listados, e essas instalações da Cemig estiverem em perfeito estado, a concessionária poderá cobrar serviço de vistoria.

Você pode avisar a falta de energia pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, após fazer o login, escolha a opção “Estou sem Luz”. Preencha o campo com o número do seu celular, adicione uma “Observação ou Referência” e clique em ENVIAR. Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende:Após fazer o login no app, escolha a opção “Estou sem Luz”. Você receberá um aviso de que uma equipe se deslocará até o local para verificar. Caso queira continuar, escolha a opção “Sim”. Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

WhatsApp: Adicione aos seus contatos o número (31) 3506-1160. Digite “estou sem luz” e siga as instruções. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ (para empresas) e o número da instalação.

– Telegram: Busque o @cemigbot no app e clique em COMEÇAR. Digite “estou sem luz” e siga as instruções. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ (para empresas) e o número da instalação.

– 116: No atendimento automático, fale “estou sem luz”. O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Siga as orientações para concluir o pedido. Para notificar acidentes com a rede elétrica (como fio partido, por exemplo), fale “acidente com a rede” no atendimento automático.

– Bot: Em nosso site, clique no ícone “Posso Ajudar”, digite “estou sem luz”. e siga as instruções. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ (para empresas) e o número da instalação.

– SMS: Envie um torpedo para 29810. O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numeração sem pontuações e, após a resposta automática, escolha a opção 1 (Luz). O atendimento responderá com o seu endereço. Caso esteja correto, responda com SIM.