APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Compliance

Na Cemig prezamos pela prevenção e combate à fraude, corrupção e todo ato que possa representar desvios em relação às nossas normas já estabelecidas.

 

Foto: iStock

Na Cemig compliance é mais do que conformidade com a legislação e regulação, é também comportamento, integridade e conduta ética em todos os seus negócios. Essas premissas são parte da cultura de compliance.

A Cemig tem como compromisso manter um alto padrão de ética e integridade na condução de seus negócios, prezando pela prevenção e o combate à fraude, corrupção, e a todo ato que possa representar desvios em relação à conduta ética estabelecida ou às normas existentes.

Política de compliance 

Temos uma Política de Compliance que está alinhada com as melhores práticas internacionais, e em conformidade com a legislação a que a Cemig está submetida, no Brasil e no Exterior. A Política de Compliance da Cemig estabelece diretrizes e responsabilidades que devem ser adotadas em todos os negócios da Companhia e tem como objetivos:

  • promover uma cultura organizacional que incentive a conduta ética, o compromisso com as melhores práticas de compliance e o cumprimento das normas 
  • prevenir, detectar e responder a falhas no cumprimento de tais normas e desvios de conduta.

Organizamos as nossas diretrizes de compliance em 10 pilares, veja abaixo:

Entenda melhor o que alguns desses pilares significam: 

1 – Contamos com o comprometimento da Alta Administração e da Liderança que reconhece o seu o papel de modelo e exemplo para os demais colaboradores e conduz suas atividades com ética e integridade.

2 – Os riscos de compliance são periodicamente avaliados, tratados e monitorados. Concentramos os nossos esforços em combater riscos de fraude, corrupção e conflitos de interesse.

3 – Mantemos um conjunto de políticas, procedimentos e controles internos que ajudam os nossos colaboradores a executar suas atividades em conformidade com a legislação e a regulação aplicáveis e os nossos compromissos com clientes, fornecedores, investidores e a sociedade.

4 – A comunicação e os treinamentos, além do exemplo da alta administração, são os principais instrumentos para a promoção da cultura de compliance. Essa cultura é mantida por pessoas e capacitá-las é o nosso maior investimento.

5 – Nossos parceiros são muito importantes em todos os nossos negócios, é por isso que adotados critérios de conformidade e integridade na seleção desses parceiros e também para reconhecer o seu bom desempenho. Além disso acordamos com eles para que sigam os mesmos critérios de conduta da Cemig.

7 – Estamos sempre prontos para receber consultas e denúncias (anônimas ou identificadas), por meio de canais independentes e tratá-las com seriedade e eficiência.

9 – Acreditamos que as medidas disciplinares devem ser usadas como uma ferramenta de educação e a responsabilização é necessária para garantir a efetividade dessas medidas.

10 – As diretrizes de compliance adotadas pela Companhia são disponibilizadas publicamente e orientamos todas as empresas em que a Cemig mantém alguma participação societária a adotar essas diretrizes como referência, adaptando à sua realidade e necessidades.

Compliance de fornecedores

Saiba mais sobre como nossos fornecedores são avaliados e monitorados quanto às nossas regras de compliance.

Integridade em todas as nossas relações

As práticas de compliance da Cemig cuidam das relações internas e externas da empresa. Veja abaixo outras políticas e instruções que fazem parte da nossa cultura de compliance.