APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig patrocina

.Incentivo à cultura por meio de projetos sociais, esportivos e culturais

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Através dos projetos culturais, esportivos e sociais, a empresa investe mais de R$ 30 milhões ao ano por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal

Esse protagonismo da companhia no incentivo à cultura mineira reflete o posicionamento da Cemig, diante da sociedade, buscando maior proximidade e transparência.

A seleção de projetos é realizada por uma equipe formada por colaboradores da CEMIG e profissionais de renome das áreas contempladas. A política de patrocínios culturais, Energia da Cultura, apresenta um eixo transversal, que é a sistematização e a disponibilização de conteúdos, metodologias, referências de projetos e iniciativas em arte, cultura e educação.

Foram definidos assim, quatro grandes eixos de atuação:

CULTURA E EDUCAÇÃO

Neste eixo estão os projetos e ações que buscam criar pontes de contato entre a diversidade cultural de Minas Gerais, os espaços de ensino (formais ou informais) e a transmissão (pessoal ou mediada por tecnologia).

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA

Integra os projetos financiados na área de museus e memória além do patrocínio aos grandes grupos artísticos que representam o patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.

INOVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

Eixo dedicado aos projetos que trabalham no campo da criatividade, da subjetividade, da percepção, da
arte enquanto experiência. Buscamos o alargamento do espaço-tempo do sujeito a partir do contato com situações, obras, atividades que
afetam os sentidos, promovendo desejos, fantasias, sonhos, apreensão de conhecimentos ou simples emoção.

CIRCUITOS E FESTIVAIS

Eixo que fomenta a circulação da produção cultural de Minas Gerais. Abarca tanto projetos que busquem a interiorização quanto aqueles que fomentam grupos de todo o território do Estado. Para além dos eventos, é acompanhado por indicadores dos diversos aspectos da vida social que envolvem o projeto cultural, dentre eles o impacto local, a geração de empregos, a visibilidade na mídia, índices que mostram o potencial de dinamização econômica e desenvolvimento social das ações culturais. Os patrocínios são concedidos por meio de editais públicos, realizados pela CEMIG e divulgados periodicamente nas redes da companhia

A parceria entre a área de Cultura e Gestão de Incentivos da CEMIG e as Secretarias de Estado de Cultura e Turismo, e a de Educação de Minas Gerais tem garantido maior alcance, democratização e assertividade nos patrocínios, apoiando demandas estratégicas, fomentando a economia criativa mineira, promovendo o desenvolvimento social e agregando valores tanto à empresa quanto aos patrocinados.

Para apresentar os seus projetos para a Cemig, envie e-mail para: patrocinios@cemig.com.br