APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Visite o museu de marmelos

.Conheça a primeira usina hidrelétrica da América do Sul

Museus guardam e contam muitas histórias. E não seria diferente com o Museu de Marmelos, localizado em Juiz de Fora. O local, que abrigou o Complexo Hidroelétrico de Marmelos a partir de 1889, hoje é espaço para um acervo composto por peças que contam a história da energia e da Usina.

Tombado pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Juiz de Fora, o prédio possui uma edificação simples, o Complexo possui paredes em alvenaria de tijolos maciços aparentes, com a base de pedra vazada por vãos com vergas em arcos abatidos em sequência ritmada.

A cobertura de duas águas é recoberta por telhas francesas e tem os beirais ornamentados por lambrequins. Uma pequena torre de seção quadrada e telhado de quatro águas marca a construção.

Visitá-lo é percorrer caminhos repletos de histórias e memórias.

VISITAS

ATENÇÃO!

Devido à pandemia, o museu encontra-se fechado, sem previsão de reabertura.

Quando aberto, para fazer essa viagem no tempo por meio do acervo do Museu de Marmelos, é preciso agendar a sua visita.

As visitas atendem às instituições de ensino públicas e privadas de todos os níveis de ensino, organizações e demais públicos. Cada grupo deverá ser acompanhado por um professor e/ou responsável pelos visitantes, e será recepcionado e guiado por um mediador do Museu, que orientará a visita de acordo com o perfil e a faixa etária dos visitantes.

Para mais informações: museumarmeloszero@cemig.com.br​