APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Homologação de Material

Na maioria dos processos de aquisição de materiais, a Cemig exige fornecedores com material homologado

Homologação de Material

Trata-se de um processo consolidado perante o mercado, em que a qualidade dos materiais e equipamentos é aferida antes da celebração de um contrato, trazendo benefícios para a Cemig, Fornecedores e Sociedade. A Cemig incentiva seus fornecedores através de suas áreas de Engenharia e Qualidade, a homologação de materiais e equipamentos.

As regras e instruções gerais para o processo estão disponíveis no documento “Critérios para Homologação de Produtos para a Cemig” (02.118-CEMIG-800). Além desse documento, para cada tipo de material e equipamento, há exigências específicas que estão dispostas nos documentos chamados “Requisitos Técnicos para Homologação e Homologação Parcial – RTHP”. Os documentos publicados pela Cemig relativos a esse processo estão disponíveis nos anexos abaixo.

Na maioria dos processos de aquisição de materiais, a Cemig exige, para participação nos certames, somente fornecedores com material homologado e/ou parcialmente homologado.

Somente fornecedor com material homologado estará habilitado a fornecer material para Obras PART e para empresas integradoras na execução de obras “ turn-keys ” da Cemig.

Quando um fornecedor perder um Grupo de Material por qualquer motivo citado no item 5.3 das Instruções de Cadastro de Fornecedores, automaticamente perderá sua condição de fornecedor com Material Homologados/ Parcialmente homologado na Cemig.

Quando um fornecedor estiver com CRC vencido, sua homologação será suspensa automaticamente, até que sua situação seja regularizada no cadastro da Cemig.

Os materiais com status de homologado ou parcialmente homologado na Cemig são concedidos somente a fabricantes, não sendo aplicáveis a representantes, distribuidores ou revendas.

A área responsável pela homologação e homologação parcial de matérias na Cemig é a Gerência de Qualidade de Fornecedores e de Materiais– SL/RF.

Dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail homologacao@cemig.com.br.

Na lista de anexos estão listados os fornecedores de materiais homologados e parcialmente homologados, em conformidade com os critérios estabelecidos nos documentos “Requisitos Técnicos para Homologação e Homologação Parcial – RTHP”.

Nota 1: A lista abaixo contém também os fornecedores homologados para fornecimento de EPI, EPC, Ferramentas e Luminárias de IP

Nota 2: A lista anexa é apenas uma referência para o mercado e contém informações atualizadas até a data de sua emissão. Para fins cadastrais e licitatórios é mandatória a consulta on-line no sistema SAP/R3.