APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Monitoramento do Desempenho de Fornecedores

.A Cemig monitora e avalia o desempenho dos seus fornecedores de material e serviço por meio do IDF

A Cemig monitora e avalia o desempenho dos seus fornecedores de material e serviço por meio do indicador Índice de Desempenho do Fornecedor (IDF), que engloba os aspectos da Sustentabilidade Empresarial: Técnico, Financeiro e Compliance.

Tal monitoramento visa manter os padrões de qualidade exigidos pela Companhia e subsidiar a Cemig na tomada de decisões.
Dentro de cada aspecto monitorado, os requisitos variam de acordo com a criticidade dos materiais e serviços fornecidos e com as especificidades do contrato firmado.
O IDF é calculado mensalmente e tem a seguinte composição:
– Indicadores Técnicos: avaliam Prazo, Qualidade, Entrega, Meio ambiente e Saúde e Segurança.
– Indicadores de Compliance: avaliam Conformidade da Documentação Mensal Obrigatória e Regularidade Cadastral.
– Indicador de Saúde Financeira: avalia a saúde financeira do fornecedor.
Além das medições acima, a Cemig acompanha as ações de Integridade do Fornecedor por meio da aplicação anual do questionário de Due Dilligence, cujo resultado permite um bônus de até 3% no resultado do IDF. Para saber mais sobre o questionário e como ocorre o cálculo da nota, clique no link:  Questionario_Integridade_Fornecedor

O modelo de monitoramento do desempenho prevê: a) consequências atreladas ao resultado do desempenho, seja do desempenho bom ou ruim, tais como remuneração variável, notificações, multas, advertências, suspensão de contrato, certificação e prêmios, dependendo da frequência e gravidade das ocorrências sejam positivas ou negativas e b) geração de planos de ação quando o desempenho medido for menor que o necessário, visando o restabelecimento do desempenho satisfatório.
A comunicação, registro e controle de todo o processo é realizado em um sistema web com alto nível de compartilhamento de informações entre a Cemig e os fornecedores, permitindo maior transparência, agilidade e clareza nas comunicações com o fornecedor.
Os fornecedores com excelente desempenho podem ser reconhecidos no evento anual Prêmio Fornecedores Cemig.
OBS: O IDF é utilizado para monitoramento e avaliação de fornecedores que fazem parte do escopo do monitoramento padronizado e centralizado adotado pela Companhia. Independentemente disso, todos os contratos possuem acordos de nível de serviço que são monitorados e avaliados pelos gestores de contratos utilizando outras metodologias de gestão.

Processo Administrativo Punitivo

As empresas que celebrarem com a Cemig contratos de fornecimento de material ou prestação de serviços e que, eventualmente, não cumprirem as regras contratuais e das ferramentas de gestão poderão ter instaurado Processo Administrativo Punitivo e estarão sujeitas a sanções previstas na legislação.
A aplicação das sanções se dará após decisão em processo administrativo instaurado e conduzido por Comissão Especial que irá apurar as possíveis irregularidades, garantido o direito ao contraditório e a ampla defesa.
Poderão ser aplicadas as seguintes penalidades após a conclusão do processo administrativo punitivo:
– Advertência;
– Suspensão do direito de licitar com a Cemig;
– Multa de rescisão;
Poderão ser aplicadas outras penalidades além das descritivas acima, as quais serão analisadas pela Comissão Especial e devidamente fundamentadas do processo.
E-mail para contato: monitoramento.fornecedor@cemig.com.br