Monitoramento do Desempenho de Fornecedores
.A Cemig monitora e avalia o desempenho dos seus fornecedores de material e serviço por meio do IDF
A Cemig monitora e avalia o desempenho dos seus fornecedores de material e serviço por meio do indicador Índice de Desempenho do Fornecedor (IDF), que engloba os aspectos da Sustentabilidade Empresarial: Técnico, Financeiro e Compliance.
Tal monitoramento visa manter os padrões de qualidade exigidos pela Companhia e subsidiar a Cemig na tomada de decisões.
Dentro de cada aspecto monitorado, os requisitos variam de acordo com a criticidade dos materiais e serviços fornecidos e com as especificidades do contrato firmado.
O IDF é calculado mensalmente e tem a seguinte composição:
– Indicadores Técnicos: avaliam Prazo, Qualidade, Entrega, Meio ambiente e Saúde e Segurança.
– Indicadores de Compliance: avaliam Conformidade da Documentação Mensal Obrigatória e Regularidade Cadastral.
– Indicador de Saúde Financeira: avalia a saúde financeira do fornecedor.
Além das medições acima, a Cemig acompanha as ações de Integridade do Fornecedor por meio da aplicação anual do questionário de Due Dilligence, cujo resultado permite um bônus de até 3% no resultado do IDF. Para saber mais sobre o questionário e como ocorre o cálculo da nota, clique no link: Questionario_Integridade_Fornecedor
Processo Administrativo Punitivo
A aplicação das sanções se dará após decisão em processo administrativo instaurado e conduzido por Comissão Especial que irá apurar as possíveis irregularidades, garantido o direito ao contraditório e a ampla defesa.
Poderão ser aplicadas as seguintes penalidades após a conclusão do processo administrativo punitivo:
– Advertência;
– Suspensão do direito de licitar com a Cemig;
– Multa de rescisão;
Poderão ser aplicadas outras penalidades além das descritivas acima, as quais serão analisadas pela Comissão Especial e devidamente fundamentadas do processo.