APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Memória Cemig

A Cemig sempre prezou pela preservação de sua história. A identidade, os negócios, as diretrizes gestoras são consolidadas a partir da memória da Empresa.

Desde 1985 a Cemig dedica atenção para a sua memória. Na época, o presidente Mário Penna Bhering criou o Projeto Memória. Em 2005, o projeto passou a chamar Programa Nossa História. Em março de 2010, completando 25 anos de existência, o projeto se consolidou como Memória Cemig.

O objetivo da Memória Cemig é preservar a história da Empresa por meio do seu acervo documental, textual, fotográfico, materiais especiais, peças publicitárias, equipamentos e mobiliário. Além disso, realiza pesquisas sobre a memória institucional e a história da energia elétrica em Minas Gerais e no Brasil, contribuindo para conservação e difusão da informação.

O acervo da Memória Cemig é composto por diversas publicações, documentos, material fotográfico, audiovisual, peças institucionais, além de mobiliário e equipamentos. Para manter todo esse acervo, a equipe da Memória reúne, organiza, preserva e disponibiliza as informações, contribuindo para a preservação e recuperação da história da Empresa.

O acervo possui:

  • 4000 peças, equipamentos, mobiliários e publicações
  • 11 mil contatos e internegativos históricos
  • 144 mil contatos e negativos até 1998
  • 768 mil contatos e negativos de 1999 a 2006
  • 12 mil fotos e negativos históricos
  • 5400 cromos históricos
  • 5 mil peças de portfólio
  • 1900 CDs de fotos

Consulta

O serviço de consulta do material histórico preservado pela Memória Cemig é restrito. Entretanto, empregados da Cemig, pesquisadores, estudantes, estudiosos, historiadores e interessados na história da Empresa e da energia no Estado, podem realizar solicitações de pesquisas por e-mail, telefone ou pessoalmente.

Contato

Memória Cemig – Avenida Barbacena, 1200, Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira de 8 às 17 horas.
E-mail: memoria@cemig.com.br
Telefone: (31) 3506-2811