APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

A Cemig é a concessionária com o maior número de patentes

Sobre o Mural

A Lei 9.991, de julho/2000, estabelece que concessionárias e permissionárias de distribuição, geração e transmissão de energia elétrica apliquem anualmente parte da sua receita operacional líquida no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor de Energia Elétrica, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O objetivo dos programas de Pesquisa e Desenvolvimento é incentivar o desenvolvimento de tecnologias úteis, revertendo as pesquisas para a sociedade, através de novos produtos, processos e serviços, dando finalidade às tecnologias desenvolvidas no P&D.

A Gerencia de “P&D”, Inovação e Transformação, é  responsável por fazer a gestão dos Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D da Cemig, bem como a proteção da propriedade industrial resultante. Entendemos a inovação como instrumento para: melhorar a eficiência operacional, desenvolver novos negócios e mercados, incluindo desde tecnologias incrementais a tecnologias disruptivas. No momento atual da sociedade, a inovação é mais do que oportunidade, trata-se da sobrevivência das empresas. A proteção industrial da Cemig contempla desde a prospecção tecnológica, passando pelo registro junto aos órgãos competentes (marcas, patentes, modelo de utilidade e software) e culminando com as diversas formas para transferência de tecnologia. Dessa forma, a Cemig espera gerar exploração econômica dos produtos e softwares desenvolvidos, o aumento da eficiência no trabalho devido ao uso de tecnologias mais apropriadas, o estímulo a criatividade profissional e da excelência empresarial.

Acreditamos também no fortalecimento de todo o ecossistema de inovação, promovendo parcerias com instituições de pesquisa e empresas parceiras por meio do trabalho com agências de fomento e instituições de pesquisa das universidades e órgãos governamentais.

CONTATO

Ana Paula Lelis
apaula@cemig.com.br