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Engajamento com Stakeholders

.Trata-se do relacionamento que a Cemig tem com todas as partes interessadas, como investidores, empregados, clientes, comunidades e imprensa.

Em busca de melhorar ainda mais nossas atividades, estamos sempre em sintonia com estratégias de desenvolvimento e tecnologia. Em 2017, o nosso plano de engajamento com os stakeholders foi reavaliado por um grupo multifuncional de empregados, validando conceitos e práticas a serem adotados em nossa empresa, no relacionamento com as partes interessadas.

Para nós da Cemig, a identificação de estratégias adequadas de gestão de stakeholders pode trazer inúmeros benefícios para os nossos negócios. Alguns deles são:

  • Antecipa tendências e questões relevantes;
  • Reforça a credibilidade e transparência;
  • Permite a criação de sinergias;
  • Evidencia oportunidades de melhorias nos negócios;
  • Contribui na obtenção da “licença social para operar”;
  • Auxilia na melhoria da imagem e da marca da Empresa;
  • Minimiza risco no relacionamento da Cemig com as partes interessadas;
  • Aumenta a confiança dos investidores.

Mas o que são stakeholders?

Este é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social, administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas por uma empresa.

Considerando este conceito, foram definidas algumas etapas para o nosso processo de engajamento:

  • Identificação dos diferentes grupos de stakeholders;
  • Definição das partes interessadas de alta prioridade;
  • Conhecimento das suas necessidades e expectativas;
  • Estabelecimento dos compromissos e quadros de relacionamento;
  • Desenvolvimento e aplicação de ferramentas relativas à avaliação e melhoria do processo;
  • Disseminação das lições aprendidas.

Então, os stakeholders identificados como de alta prioridade foram:

  1. Empregados próprios, contratados, subcontratados e estagiários;
  2. Comunidade Financeira – Entidades Financeiras, Acionistas e Investidores;
  3. Clientes – consumidores residenciais, rurais, comerciais, industriais e poder público;
  4. Empresas/ Comunidade Empresarial – empresas brasileiras de geração, transmissão e distribuição de energia, empresas do Grupo Cemig;
  5. Fornecedores;
  6. Imprensa;
  7. Sociedade Civil – Associações, Sindicatos, Movimentos Sociais, Organizações do Terceiro Setor, Autarquias, Associações, Comunidade Científica, Partidos Políticos, Instituições Internacionais;
  8. Comunidades locais;
  9. Governo e Órgãos Públicos.