APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Peixe Vivo

O Programa Peixe Vivo foi criado em 2007 e desde sua criação, atua em duas frentes – uma que visa a preservação das comunidades de peixes no Estado de Minas Gerais, mediante o financiamento e apoio à realização de projetos de pesquisa, e a outra focada na formação de estratégias de proteção para evitar e prevenir a morte de peixes nas usinas hidrelétricas da Cemig.

Após mais de 15 anos de atividades, o Programa é reconhecido pela condução de melhoria nas práticas ligadas à ictiofauna no setor elétrico. Os impactos positivos do programa refletem-se na significativa redução da morte de peixes e, consequentemente, das multas ambientais, na melhoria dos programas de manejo e conservação com bases científicas sólidas e a participação nos índices de sustentabilidade da empresa.

Para obter mais informações sobre as ações e resultados do Programa Peixe Vivo, acesse o Relatório do Programa Peixe Vivo-15 anos.

Missão

Sua principal missão é minimizar o impacto sobre a ictiofauna, buscando soluções e tecnologias de manejo que integram a geração de energia elétrica pela Cemig com a conservação das espécies de peixes nativas.

Visão

Expandir a atuação da Cemig em ações estratégicas que garantam a conservação de peixes nativos das bacias hidrográficas em que a empresa atua e fomentar políticas públicas ambientais embasadas em conhecimento técnico/científico, por meio da integração dos diferentes setores envolvidos no tema, do planejamento em longo prazo e da otimização na utilização de recursos.

Princípios

Adotar critérios científicos para tomada de decisões.
Modificar práticas adotadas de acordo com informações geradas.
Incentivar a divulgação de informações do programa para a sociedade
Trabalhar em parceria com outras instituições.

Pilares do Programa

As atividades do Programa Peixe Vivo são pautadas e direcionadas por três pilares:

  • Pesquisa e desenvolvimento;
  • Manejo e conservação;
  • Relacionamento com a comunidade.