APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Proximidade

Programa visa o estreitar o relacionamento com as comunidades do entorno dos reservatórios da empresa.

O bem-estar das pessoas que vivem próximas às hidrelétricas é prioridade para a Cemig. Para estreitar o diálogo e promover o melhor relacionamento com os diversos públicos atuantes do entorno dos seus empreendimentos hidrelétricos, a Cemig mantém desde 2005, o “Programa Proximidade”. Desde então, foram mais de 5000 pessoas presentes em cerca de 100 reuniões realizadas com a população que vive no entorno das usinas da empresa.

O “Proximidade” contempla ações de relacionamento com lideranças representantes das comunidades do entorno dos reservatórios (regiões de montante e de jusante, acima e abaixo da barragem): moradores ribeirinhos, pescadores, poder público municipal, usuários de água, órgãos reguladores, entre outros, através da realização de encontros informativos, preferencialmente, no ambiente das próprias usinas. Leva ao conhecimento do público participante, informes sobre procedimentos operativos, segurança operacional e estrutural (civil) adotada nas hidrelétricas da empresa, condições meteorológicas e impactos na situação hidrológica das bacias hidrográficas e sobre os aspectos ligados ao Licenciamento Ambiental dos empreendimentos.

Além disso, o “Proximidade” também promove visitas guiadas às instalações das usinas.

Desde 2005, o Programa Proximidade leva informações essenciais sobre a disponibilidade hídrica, em atendimento aos usos múltiplos das comunidades das áreas de influência das usinas, além de fornecer orientações sobre ações necessárias para minimizar impactos de períodos críticos, como cheias, secas prolongadas e crises hídricas.

Além dos eventos, a Cemig mantém canal aberto de comunicação com lidera