APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Voluntariado empresarial

Programa de incentivo ao trabalho voluntário dos profissionais empregados, com o objetivo de promover a solidariedade e o bem-estar para as comunidades.

O Voluntariado empresarial é uma iniciativa de responsabilidade social das empresas que visam incentivar e apoiar ações voluntárias de seus profissionais em benefício da sociedade. Também é reconhecido no mundo corporativo como uma importante ferramenta para melhoria do clima organizacional e desenvolvimento de habilidades. Nesse contexto, a Cemig conta com o Programa Você – Voluntariado Cemig, que engloba diversas ações para incentivar e apoiar o envolvimento dos empregados em atividades voluntárias.

O Programa Você, tem como finalidade estimular e difundir a solidariedade e o trabalho voluntário da força de trabalho, a fim de promover o desenvolvimento humano e contribuir com o bem-estar das comunidades onde atua. A Política de Voluntariado Empresarial da Cemig é o instrumento norteador da prática do serviço voluntário e a Instrução de Serviços específica estabelece as regras de execução e as diretrizes a serem seguidas pelos participantes do Você.

Estruturado para potencializar as ações do voluntariado em curso, cuja trajetória migra gradativamente do assistencialismo à cidadania participativa e à transformação social, a Empresa vem investindo em projetos que beneficiam jovens de comunidades, alunos de escolas públicas e mulheres em situação de risco social. Destacamos alguns dos projetos realizados pelo Voluntariado Empresarial em parceria com a Eficiência Energética e com a Junior Achievement, instituição sem fins lucrativos, como exemplo:

Miniempresa

Proporciona aos estudantes de escolas públicas, o conhecimento e a experiência prática em economia e negócios por meio da organização e operação de uma miniempresa. Os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Ao final do projeto é realizado uma feira que reúne os participantes em um evento voltado para a venda dos produtos desenvolvidos pelos próprios alunos durante o projeto, e posteriormente se encerra com um evento de formatura.

Neste projeto destacamos a “Miniempresa Econudos”. A Cemig, por meio do Voluntariado Empresarial, forneceu desde o investimento financeiro até a mentoria dos projetos com voluntários treinados. Os alunos da “Econudos” receberam quatro dos sete prêmios distribuídos (Top Inovação, Top Socioambiental, Miniempresa Destaque e Desafio Nexa), e representaram o Brasil no COY, evento da Junior Achievement, que escolhe as 20 melhores miniempresas das Américas. O evento ocorreu na República Dominicana no mês de novembro de 2019, onde três alunos da Escola Estadual Mauricio Murgel estiveram presentes na competição.

Mulheres Empreendedoras

É uma iniciativa de fomento ao empreendedorismo que tem como finalidade desenvolver o espírito empreendedor de mulheres em situação de vulnerabilidade social, estimulando a criação de sua própria empresa e melhora da autoestima.

Atitude Pelo Planeta

Desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade, com objetivo de atingir equilíbrio social, ambiental e econômico, preservando os recursos do planeta para o futuro.

As Vantagens de Permanecer na Escola

O foco é a conscientização dos adolescentes sobre a importância e os benefícios de continuar os estudos, fornecendo informações educacionais e apresentando opções de carreira.

Vamos falar de ética

Proporciona aos jovens estudantes reflexões sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoal e profissional, contribuindo para a melhor compreensão de seu papel como cidadãos.

Desafio da Energia

O objetivo é encontrar soluções inovadoras para um desafio específico de energia, voltado para o mundo dos negócios, que devem ser solucionados pelos alunos/ participantes, organizados em equipes, por meio de uma experiência intensa.

Empreenda com Energia

O programa tem como objetivo estimular os jovens a se tornarem protagonistas sociais e descobrirem formas de empreender em soluções de eficiência energética.

Historicamente, com a participação efetiva dos empregados, a Empresa sempre realizou ações de voluntariado, com campanhas pontuais, de apoio às organizações da sociedade civil ou decorrentes de catástrofes naturais, bem como desenvolve ações de abrangência social, definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, órgão regulador do setor elétrico. Destacamos alguns dos projetos:

AI 6% – Formando Cidadãos

O AI 6% é uma das ações corporativas consagradas pelos empregados com forte impacto social. Amparado pela Lei Federal 8069/1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Programa visa incentivar empregados da Cemig a repassar até 6% do seu imposto de renda devido aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIA). Implantado em 2000, o AI 6% busca, também, incentivar o trabalho voluntário de empregados nas instituições apoiadas pelo Programa.

Dia V

O “Dia V” é a comemoração do Dia do Voluntariado. As ações realizadas pela Cemig para celebrar essa data propiciam aos moradores das comunidades uma série de benefícios gratuitos, como emissão de carteira de trabalho e de identidade, atendimento médico, oftalmológico, orientações sobre saúde bucal, bazar, oficina de beleza, orientação jurídica, profissional e empreendedora, além de circuito de brincadeiras para as crianças.

O evento é realizado sempre no último domingo do mês de agosto, e tem como finalidade a mobilização e o incentivo à realização de ações solidárias, que acontece anualmente em uma comunidade previamente selecionada pela equipe coordenadora. Essa mobilização acontece desde 2001 sob a coordenação geral da Cemig Saúde em parceria com várias empresas do grupo Cemig.

Dia Sustentável

Trata-se de uma ação pontual de voluntariado, focada em questões ligadas à sustentabilidade, no modelo “Team Building com Impacto Social”, incluindo a revitalização do canteiro central da avenida Barbacena, nas proximidades da Sede da Cemig. A programação do Dia Sustentável contou com oficinas de sustentabilidade, educação ambiental, paisagismo, entretenimento, estímulo ao voluntariado, a participação popular e a economia de pequenos produtores locais.

SOS Chuvas

No início de 2020 o estado foi fortemente impactado com enchentes e deslizamentos, causando grandes danos em alguns municípios de Minas Gerais. Diante deste cenário, a Cemig, por meio do seu programa de Voluntariado Empresarial realizou uma campanha emergencial para auxiliar os atingidos pelas chuvas que assolaram o estado de Minas Gerais e a região sudeste.

Além da arrecadação de donativos, a Companhia liberou horas para os empregados prestarem serviço voluntário no Servas – Serviço Social Autônomo e na Cruz Vermelha, auxiliando na triagem e confecção de kits (roupas, mantimentos, produtos de higiene pessoal, etc.) para os atingidos pelas chuvas.

Adote uma cartinha

Em parceria com o Servas, Serviço Social Autônomo, foram disponibilizadas cartinhas de crianças acolhidas pelos abrigos institucionais de Belo Horizonte, para serem apadrinhadas pelos empregados e fazer a alegria das crianças no Natal.

Outras iniciativas também são desenvolvidas pela Companhia com o intuito de incentivar à participação dos empregados como voluntários. Alinhados com o propósito de ser, cada vez mais, uma Empresa socialmente comprometida, a Cemig faz parte de entidades promotoras do desenvolvimento do voluntariado empresarial: CMVC – Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo  e CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que o voluntariado é uma forma poderosa de envolver pessoas para fazer uma frente de desenvolvimento em todo o mundo, e que pode ser decisiva para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Cemig aderiu ao Pacto Global da ONU, que incentiva as empresas a adotarem valores fundamentais relacionados à responsabilidade social e a sustentabilidade. E por meio do Programa de Voluntariado Corporativo, a Cemig também tem como objetivo atender aos ODS, e contribuir com ações contra a pobreza, proteção do planeta e para que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Os ODS são metas que foram assumidas por todos os países membros da Organização das Nações Unidas. Esses objetivos geraram uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, e foram construídos como agenda sustentável, que deve guiar a atuação da sociedade mundial até 2030.