APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig desenvolve projeto de P&D para otimizar inspeções aéreas de Linhas de Transmissão

.Ferramentas proporcionam melhorias e redução de custos em diversas etapas da inspeção

A Cemig desenvolve um projeto que visa atender às necessidades dos procedimentos de inspeções aéreas de Linhas de Transmissão. Trata-se do P&D GT0621 “Trixel LT 2017”, iniciativa proposta pela Trixel Desenvolvimento de Sistemas, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto é composto por um hardware adaptado em helicóptero e um software que abarca todas as etapas da inspeção, como planejamento e controle do voo, geração de modelo digital 3D e interface própria para inspeção em escritório; além de ferramentas de deeplearning para identificação auxiliada de inconformidades, incluindo isoladores quebrados, para-raios soltos e pontos de erosão.

O projeto teve início no ano de 2018, com previsão de término em janeiro de 2021. De acordo com Marcus Vinicius de Araújo Amaral, técnico de planejamento da manutenção eletroeletrônica da transmissão da Cemig e gerente do projeto por parte da companhia, o equipamento desenvolvido – que se encontra em fase final de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – permite que a inspeção seja feita dentro das normas legais e de segurança operacional.

“O levantamento é feito em alta velocidade, cerca de 140km/h, com autonomia para grandes distâncias, da ordem de 500 km/dia, abrangendo toda a faixa de domínio; além produzir imagens de alta resolução das torres em vários ângulos”, explica Marcus Amaral.

Ainda segundo o especialista, a produtividade do equipamento permite um custo menor, aliado à alta qualidade de resultados. “A ferramenta de inspeção em realidade virtual permite extração de seções transversais e perfis longitudinais, inclusive com a catenária dos cabos, bem como verificação de distâncias e controle de invasões, além de análise temporal em comparação com levantamentos anteriores. Permite, também, a importação de dados de outras fontes, como drones e satélites”, completa Amaral.

Investimentos
O P&D GT0621 é um “projeto em continuidade”, desenvolvido a partir do P&D GT0503, originalmente proposto pela empresa Visual Virtual, com participação da Cemig, e desenvolvido entre os anos de 2012 e 2016. O total de investimentos em ambos os projetos é da ordem de R$ 8 milhões, sendo aproximadamente 73% desse valor financiado pela Cemig por meio de recursos do programa de P&D regulado pela Aneel.

Para mais informações, acesse: www.trixel.com.br

Marcas Cemig