APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig prorroga prazo para envio de propostas de projeto de eficiência energética

.Chamada Pública de 2020 é oportunidade para clientes adequarem consumo de energia

Os clientes da Cemig terão mais tempo para enviarem as propostas de projeto de eficientização de suas instalações. Com a alteração, as propostas poderão ser enviadas até 18 de janeiro de 2021. Assim, mais propostas de projeto poderão ser apresentadas e mais clientes poderão ser beneficiados, além de terem mais tempo para revisar e garantir melhores projetos de eficiência energética.

O edital foi publicado no dia 17 de novembro, quando foi aberto o prazo para apresentação das propostas de projeto de eficiência energética que tenham como objetivo otimizar o uso da energia por meio da melhoria de instalações dos clientes e da implementação de fontes incentivadas. A Chamada Pública de 2020 destinará R$ 25 milhões aos projetos aprovados, conforme critérios estabelecidos pelo edital e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As propostas podem partir de clientes das tipologias Industrial, Residencial (condomínios), Comércio e Serviços, Poder Público e Serviço Público, Rural e, ainda, projetos que compreendem a eficientização da Iluminação Pública. Serão analisadas propostas de clientes cativos e livres conectados ao sistema de distribuição da Cemig, que estejam em dia com as obrigações legais junto à companhia.

Segundo a engenheira de eficiência energética Aline Pimenta Martins, da Cemig, a Chamada Pública traz como principais benefícios a redução do consumo de energia elétrica e a redução da demanda no horário de ponta para o sistema elétrico, além da disseminação dos benefícios da eficiência energética. “O chamamento é uma forma de o cliente propor melhorias que garantem adequações necessárias para a redução do consumo e de gastos com a energia elétrica”, afirma.

Ainda de acordo com a engenheira de eficiência energética, a Chamada Pública cumpre o papel de democratizar o acesso dos clientes a iniciativas que contribuem para a promoção de tecnologias mais modernas e eficientes. Como exemplo disso, nos últimos chamamentos a Cemig recebeu propostas que resultaram no retrofit da iluminação, incluindo a iluminação pública, de equipamentos de ar-condicionado, motores, equipamentos de lavanderia hospitalar, instalação de sistema de aquecimento solar de água e implantação de sistemas fotovoltaicos.

Programa de Eficiência Energética

A Chamada Pública de Eficiência Energética ocorre anualmente desde 2015 e integra as iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Cemig, que é regulado pela Aneel. Ao todo, já foram aprovados cerca de 80 projetos que beneficiam, principalmente, prefeituras e serviços públicos, como universidades e hospitais.

Marcas Cemig