APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

7 mitos e verdades sobre segurança e consumo de energia elétrica

.Saiba o que é verdade e o que é lenda em relação ao consumo de energia e a segurança para com a rede elétrica!

Foto: iStock

É preciso tirar tudo da tomada durante trovoadas? Secar roupas atrás da geladeira aumenta o consumo? Certamente você já ouviu essas e outras perguntas, quando o assunto é energia elétrica. São tantos mitos que surgem quando o assunto é consumo de energia elétrica, que ficamos sem saber o que é verdadeiro ou falso.

Saiba aqui o que é mito e o que é verdade sobre consumo de energia elétrica:

1. É preciso tirar aparelhos eletrônicos da tomada durante as chuvas?
Verdade. Quando a energia elétrica cai e depois é reestabelecida, a voltagem na tomada pode ser superior à 110 ou 220 volts por alguns segundos. Isso é suficiente para queimar um equipamento que está conectado à rede elétrica

2. Ferro de passar não consome muita energia?
Mito. O ferro de passar é o segundo produto que mais consome energia elétrica, perdendo apenas para o chuveiro. Outros vilões do consumo de energia, são: geladeira, ar condicionado, máquina de lavar e a iluminação.

3. Secar roupas e panos atrás da geladeira aumenta o consumo de energia?
Verdade. Secar roupas na parte traseira da geladeira sobrecarrega o aparelho e aumenta o consumo. O ideal é manter a área livre para circulação de ar.

4.Vários equipamentos ligados em uma mesma tomada (como “benjamim” ou “T”) aumentam o consumo?
Mito. O consumo de energia nem aumenta e nem diminui pelo fato de ter muitos equipamentos ligados no chamado “benjamim”. Porém, o acúmulo de equipamentos na mesma tomada pode resultar em sobrecarga e provocar até mesmo um incêndio.

5. Usar equipamentos elétricos durante tempestades atrai raios?
Mito. Os raios são atraídos por outros motivos não vinculados à energia elétrica. Aconselha-se desligar os equipamentos em tempestades para evitar que eles sejam afetados pela queda de uma descarga elétrica.

6. Tomada quente é sinal de alerta?
Verdade. Uma tomada quente merece atenção especial, já que além de desperdício de energia elétrica, também indica a possibilidade de incêndio.

7. Chuveiro gasta muita energia?
Verdade. O chuveiro é o aparelho doméstico que mais consome energia elétrica.