APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Biomassa: uma alternativa aos combustíveis fósseis

.Saiba o que é a Biomassa e porque ela é uma fonte energética promissora e potencial alternativa aos combustíveis fósseis

Foto: iStock

A biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, que pode ser utilizada na produção de energia. Ela é obtida por meio da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

No setor elétrico, ela se torna uma alternativa promissora, destacando a cogeração no setor sucroalcooleiro e o carvão vegetal na siderurgia. Além disso, um aspecto interessante da biomassa como fonte energética é o fato de que, além de ser renovável, ela emite menos dióxido de carbono do que os combustíveis fósseis e contribui para a redução do efeito estufa, um dos grandes problemas ambientais da atualidade.

A utilização do combustível produzido a partir da cana-de-açúcar no lugar da gasolina (derivado do petróleo) representa um grande avanço social, econômico e uma importante medida de preservação do meio ambiente. Outras plantas, como a mandioca, o babaçu e as oleaginosas também podem ser utilizadas para a produção de “combustível verde”, um bom exemplo é o biodiesel.

A Cemig conta com parcerias para o desenvolvimento de tecnologias para geração de eletricidade por meio de gases de carvoaria e de resíduos do cultivo de florestas energéticas e da produção de carvão vegetal. Também está em andamento o projeto de geração de energia a partir de gaseificação de biomassa para acionamento de células a combustíveis.