APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Como a energia elétrica é produzida?

.Hidrelétricas são a base da geração de energia no Brasil, mas existem muitas outras formas de produzir eletricidade.

Foto: Cemig/Divulgação

O ar, o sol, a água, a lenha, o carvão e o petróleo são algumas fontes de energia. A energia que nós mais produz é a hidráulica, gerada pela força da água do rio, que se transforma em energia elétrica por meio das usinas hidrelétricas. A usina é construída no rio, formada por lago, barragem, casa de força, subestação elevadora e linhas de transmissão.

 O lago, chamado de reservatório, é formado pelo represamento das águas, por meio de uma barragem. Nela é construído o vertedor da usina, uma abertura por onde sai o excesso de água do reservatório em tempos de chuva.

Desse modo, para produzir a energia, a água sai do reservatório e é conduzida com muita pressão por enormes tubos até a casa de força, onde ficam as turbinas e os geradores. A turbina possui pás ligadas ao gerador. A pressão da água movimenta as pás, que criam um campo magnético, produzindo eletricidade.

Em seguida, para que a energia chegue às cidades, é necessário aumentar a voltagem, trabalho feito pelos transformadores elevadores das subestações. Dessa forma, a energia elétrica é transportada através das linhas de transmissão. Entretanto, para alcançar as residências, a tensão é rebaixada na subestação abaixadora e chega aos seus destinos por meio das redes de distribuição, formada por postes, cabos e transformadores.