APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Energia eólica: como a força dos ventos é transformada em eletricidade

.A Cemig é pioneira em energia eólica e hoje conta com duas usinas em operação: Praias do Parajuru e Volta do Rio, ambas no Ceará.

Também conhecida como a energia dos ventos, a energia eólica está presente nas massas de ar e de vento que têm condições de ser aproveitadas e utilizadas na geração de energia elétrica. O processo para aproveitamento da energia eólica depende dos aerogeradores, equipamentos responsáveis por, a partir do contato com o vento, rotacionarem e gerarem outras formas de energia, como a elétrica, por exemplo.

A energia gerada pelas usinas do complexo eólico pode evitar o lançamento anual na atmosfera de aproximadamente 146 mil toneladas de CO2 (gás carbônico) e 920 toneladas de SO2 (dióxido de enxofre), caso essa energia fosse gerada por termelétricas.

Nós da Cemig, somos pioneiros em geração de energia eólica, sendo a primeira concessionária brasileira a instalar uma usina eólica conectada ao sistema elétrico integrado, a Usina Eólio-Elétrica Experimental Morro do Camelinho, em 1994, que já foi desativada.
Hoje a Cemig conta com duas usinas eólicas em operação: Volta do Rio e Praias do Parajuru, ambas no Ceará.

O investimento em usinas eólicas faz parte da estratégia da Cemig de crescer de forma sustentável econômica, ambiental e socialmente. Devido a essa consciência, a empresa tem uma posição de destaque no cenário nacional, com participação de mais de 90% de fontes limpas em sua matriz.