APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Entenda como é a segurança e prevenção de acidentes em usinas, torres de transmissão, transformadores e medidores

.Conheça boas práticas para evitar acidentes em todas as etapas da cadeia energética, da geração na usina até os medidores em sua casa!

Foto: iStock

Alguns acidentes podem ser evitados se tomarmos alguns cuidados em nosso dia a dia, principalmente ao nos aproximarmos de usinas de eletricidade. Não nadar próximo à barragens nem se aproximar de áreas consideradas de risco, são apenas algumas prevenções e dicas para um dia a dia mais seguro. Abaixo, separamos mais alguns pontos importantes, que valem o alerta.

Usinas

Não nade próximo às barragens. Nas usinas hidrelétricas, a água represada escoa por gravidade através de dutos até as turbinas que movimentam os eixos dos geradores. Estes produzem a energia elétrica em corrente alternada trifásica, em baixa ou média tensão. Em seguida, a energia é elevada e conduzida até as linhas de transmissão. Assim, se você se aproximar demais de uma barragem, poderá ser sugado pela força da água.

Subestação e torre de transmissão

A subestação é um lugar em que há uma concentração da energia para ser distribuída nas cidades. Portanto, é um local perigoso. Somente empregados da Cemig podem entrar, já que eles possuem os equipamentos de segurança necessários para garantir a proteção e não proporcionar nenhum acidente. Nunca entre nas subestações e nem suba em postes e torres de transmissão. Respeite os avisos de perigo, eles protegem e procuram proporcionar segurança.

Linhas de transmissão

Nas linhas de transmissão, a energia é transportada em alta tensão até os centros consumidores, como as cidades. Os condutores dessas linhas são instalados distantes entre si, de acordo com o nível de tensão. Desse modo, nunca suba nas torres de transmissão. Você poderá cair ou sofrer choque elétrico fatal. Somente as pessoas autorizadas e treinadas podem ficar próximas a essas áreas. Além disso, nunca se aproxime dos condutores elétricos pois eles podem causar choques que também podem ser fatais.

Transformadores

Nos transformadores a energia é rebaixada para baixa tensão. Nele fica a chave fusível que serve para proteger o circuito contra defeitos. Nunca tente religar a chave fusível, procure sempre a Cemig para resolver o problema.

Medição

A energia utilizada pelos consumidores é registrada nos medidores. Somente os técnicos da Cemig podem acessar estes medidores que ficam alojados em caixas lacradas nas entradas das residências. Não tente abrir as caixas dos medidores, há riscos de choques elétricos. Em caso de defeito, chame a Cemig.