APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

O que são as cianobactérias?

.O gerenciamento e controle das cianobactérias em ambientes aquáticos para atendimento de legislações requer a implementação de programas de monitoramento.

 

Foto: iStock

Acredita-se que as cianobactérias foram os primeiros microrganismos fotossintetizantes a habitar o planeta. Elas possuem grande plasticidade fenotípica e ecológica, com possibilidades de adaptação aos mais diversos ambientes e regiões, sendo consideradas cosmopolitas por possuírem ampla valência ecológica.

Em condições naturais as cianobactérias convivem de forma equilibrada com os demais grupos de organismos aquáticos. Porém, o aumento da carga de nutrientes no sistema pode resultar em um crescente aumento da dominância das cianobactérias, levando à formação de florações ou “blooms”. Desta forma, associadas aos parâmetros físicos e químicos da água, as cianobactérias passam a atuar como indicadoras de poluição do ambiente aquático.

Nos últimos, tem-se registrado um aumento expressivo de florações de cianobactérias, com a presença de cianotoxinas e outros compostos, incluindo substâncias causadoras de gosto e odor. Em função dos riscos potenciais à saúde e à preservação da vida aquática, este tema vem ganhando espaço na legislação nacional. O gerenciamento e controle das cianobactérias em ambientes aquáticos para atendimento de legislações requer a implementação de programas de monitoramento.

Conheça a cartilha “As cianobactérias e a qualidade da água”.