APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Veja como funciona o radar meteorológico da Cemig!

.Saiba com o radar meteorológico da Cemig instalado em Mateus Leme consegue obter informações importantes utilizadas na previsão do tempo em Minas Gerais!

Você já viu um radar meteorológico? Ele permite identificar, por meio da emissão e recepção de ondas, a formação de chuvas, tempestades e granizo. O nosso radar está instalado no Morro do Elefante, no município de Mateus Leme, em Minas Gerais. Sua localização estratégica, a cerca de 1.270 metros de altitude e quase sem barreiras em sua área de influência, possibilita uma ampla varredura.

Ele consegue monitorar, com eficiência, um raio de 250 km, mas pode alcançar até 350 km para avaliações qualitativas de entradas de tempestades no Estado de Minas Gerais. Com a utilização do radar, é possível prever com maior precisão a ocorrência e intensidade de chuvas e, assim, alertar a Defesa Civil sobre tempestades que poderão trazer consequências sérias para a população, permitindo uma atuação preventiva.

Benefícios

Nossos três principais segmentos de negócios (geração, transmissão e distribuição) são diretamente impactados pelos fenômenos meteorológicos. Esse foi um dos principais motivos para o investimento na implantação do radar meteorológico.

Com uma das maiores redes de distribuição da América Latina, temos nosso sistema elétrico suscetível a fenômenos da natureza como descargas atmosféricas, tempestades e ventos fortes. Esses fenômenos podem ocasionar indesejáveis interrupções no fornecimento de energia. Uma previsão sobre onde uma tempestade ocorrerá não evitará desligamentos súbitos, mas irá permitir alocar, com antecedência, equipes de manutenção nos lugares e horários necessários, auxiliando a recompor o sistema rapidamente.

O radar também é estratégico para o controle e operação dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Com a antecipação das informações sobre a direção de deslocamento e a intensidade das chuvas, pode-se estimar a quantidade de água que chegará ao reservatório e ajustar sua operação hidráulica para minimizar os efeitos das cheias para a população e para o empreendimento.

Considerando a significativa relevância dos alertas meteorológicos para a sociedade, a Cemig assinou convênio com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) ***LINK****, que assumiu as funções de operar e manter o radar o meteorológico, além de produzir alertas meteorológicos que são repassados para a Defesa Civil do Estado e dos municípios mineiros.