APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Você sabe o que é uma PCH? Descubra aqui!

.As PCHs, ou pequenas centrais hidrelétricas, são usinas que causam impactos ambientais e sociais reduzidos, permitindo uma energia ainda mais sustentável.

Foto: Cemig/divulgação

As chamadas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) estão ganhando mais espaço no Grupo Cemig. O nosso objetivo principal é explorar e utilizar esses ativos de maneira mais eficiente, com investimento potente e real em energia renovável.

Qual a vantagem desse movimento? Até hoje, já identificamos 23 usinas, com idade média de 60 anos, sendo algumas centenárias, totalizando 106 MW de potência instalada. Com a ampliação das PCHs, esse número irá crescer para 300 MW com investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão. Além disso, a confiabilidade do sistema também ganhará força e os custos de manutenção e operação das usinas serão reduzidos.

Todo esse processo de melhorias é pautado pelo nosso compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. Nesses aspectos, é nosso objetivo manter os níveis atuais dos reservatórios das usinas, garantindo impactos ambientais menores, não sendo necessário realocar comunidades.

Outra vantagem é que a ampliação das PCHs irá reduzir a emissão de gases de efeito estufa, uma vez que irá aumentar a produção de energia renovável, com a implantação das novas usinas.

O Programa de Revitalização de PCHs mantém a confiabilidade e rentabilidade das usinas por um período de 15 anos, correspondente ao ciclo tecnológico de equipamentos, sistemas eletrônicos e informatizados de controle.