APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

PCH Ervália

PCH Ervália

Hidrelétrica

 

Altura da Barragem

13m

Comprimento da Barragem

28m

Volume do Reservatório

0,79hm³

Potência Instalada

6,965MW

Unidades Geradoras

1

A pequena central hidrelétrica Ervália iniciou sua operação em 1999 e conta com 1 unidade geradora com potência total instalada de 6,965 MW. A usina é atualmente propriedade da Cemig Geração Leste S.A. e foi instalada entre os municípios de Ervália e Guiricema, MG, no rio dos Bagres.

Construído em concreto tipo gravidade, o barramento da PCH Ervália conta com altura máxima de 13 m e cerca 28 m de comprimento de crista. Seu reservatório possui, aproximadamente, 0,28 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação de 0,79 hm³.

O sistema extravasor da PCH Ervália é composto por um Vertedouro tipo creager, controlado por duas comportas segmento de 3,85 m de largura e 5,0 m de altura, com soleira na elevação 710,00 m. Localizado na parte central do barramento, este vertedouro possui uma capacidade de descarga máxima de 327 m³/s.

À direita hidráulica do vertedouro de soleira controlada, tem-se a tomada d’água da PCH Ervália. Esta é construída em concreto armado, possuindo uma válvula borboleta instalada em poço na estrutura. A água aduzida é conduzida por conduto forçado, com cerca de 1.475 m de extensão, 1m de diâmetro e 375 m de desnível. Inicialmente este conduto encontra-se na margem direita do rio dos Bagres, alterando para a margem esquerda, onde permanece até chegar na casa de força, cerca de 100m a jusante do barramento.