APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

PCH Machado Mineiro

PCH Machado Mineiro

Hidrelétrica

 

Início da Construção

1989

Início das Operações

1992

Altura da Barragem

42m

Comprimento da Barragem

360m

Volume do Reservatório

205,97hm³

Potência Instalada

1,72MW

Unidades Geradoras

2

A PCH (pequena central hidrelétrica) Machado Mineiro iniciou sua operação em 1992, no rio Pardo, entre os municípios de Ninheira e Águas Vermelhas, MG. Com 2 unidades geradoras, a usina oferece 1,72 MW de potência instalada.

Composta por barramentos de terra, enrocamento com núcleo de argila e concreto, a barragem da PCH Machado Mineiro possui cerca de 360 m de comprimento de crista e 42 m de altura máxima. Seu reservatório funciona a fio d’água, possuindo cerca de 21,35 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação de 205,97 hm³.
O sistema extravasor da PCH Machado Mineiro é composto por Vertedouro de Soleira Controlada (VS), provido de três comportas segmento de 10,50 m de altura e 8 m de largura, totalizando uma capacidade máxima de descarga de 2029 m³/s.

Construída em concreto, a Tomada d’Água da PCH Machado Mineiro conta com três vãos, totalizando 44,70 m de comprimento de crista. Sua concepção foi realizada com o intuito de atender os sistemas de perenização (3,78 m³/s), irrigação (4,60 m³/s) e geração de energia (vazão máxima de 12 m³/s). A água aduzida é conduzida por dois conduto forçados, localizados dentro da galeria de adução, os quais alimentarão duas unidades geradoras localizadas na Casa de Força da PCH Machado Mineiro.

Do tipo abrigada, a Casa de Força da PCH Machado Mineiro conta com duas turbinas do tipo Francis de eixo horizontal. A restituição da vazão turbinada ocorre por canal de fuga, no leito do rio Pardo.