APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

PCH Marmelos

PCH Marmelos

Hidrelétrica

 

Início da Construção

1889

Início das Operações

1915

Altura da Barragem

8m

Comprimento da Barragem

51m

Volume do Reservatório

0,022hm³

Potência Instalada

4MW

Unidades Geradoras

5

O Complexo Hidrelétrico de Marmelos teve início com a construção de uma primeira Pequena Central Hidrelétrica (PCH), a Marmelos Zero em 1889. Posteriormente surgiram as PCHs de Marmelos I e II. A Cemig adquiriu o Complexo em 1980. Atualmente Marmelos conta com uma potência instalada de 4.8 MW.

Marmelos fica no rio Paraibuna, em Juiz de Fora. A idade do complexo pode ser percebida pela sua construção tradicional, com paredes feitas em alvenaria de tijolos maciços aparentes e a base de pedra vazada por vãos com vergas em arcos abatidos em sequência ritmada.

O telhado tem a cobertura de duas águas e é recoberta por telhas francesas, tendo os beirais ornamentados por lambrequins. Uma pequena torre de seção quadrada e telhado de quatro águas marca a construção.
Transformado em espaço cultural após o tombamento do prédio da usina, em 1983, pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Juiz de Fora, o museu abriga um acervo composto por peças que contam a história da energia e da própria usina de Marmelos. Saiba como visitar (***LINK***)